As metas globais pela redução do número de mortes e lesões graves no trânsito e aumento da segurança viária tem sido temas amplamente discutidos no mundo inteiro na última década devido aos impactos sociais, econômicos e ambientais associados a eles. A mudança do termo “acidente” para “sinistro de trânsito” demonstra uma mudança de visão sobre a natureza dessas ocorrências, que podem ser evitadas a partir de uma série de ações integradas entre governo e sociedade.

É sabido que a prática de altas velocidades tem influência direta no acontecimento e na severidade dos sinistros de trânsito, porém o desrespeito aos limites regulamentados nas vias põe em risco não só a segurança dos motoristas, mas também de pedestres e ciclistas. Portanto, buscar medidas de fiscalização
que desincentivem o excesso de velocidade é uma das chaves para a promoção da segurança viária.

Diante desse cenário, esse estudo buscará localizar, de maneira inteligente, os equipamentos de fiscalização eletrônica, de forma a maximizar a interceptação de veículos para coibir infrações e otimizar recursos públicos.
Será utilizado como estudo de caso a cidade do Rio de Janeiro, segunda maior metrópole do Brasil, que diariamente sofre com congestionamentos e graves sinistros de trânsito. Para isso, conta-se com a parceria da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) que disponibilizará, além de dados, suporte t´técnico a este projeto.

Com os resultados da pesquisa pretende-se tornar a cidade mais segura e mais sustentável, além de conscientizar a população da importância da fiscalização para a segurança viária.

Resultado: ainda não disponível

Este projeto tem como objetivo estudar métodos de otimização multi objetivo para o Problema de Localização de Reboques para Atendimentos em Vias Expressas por meio de uma abordagem econômica e ambiental. Esse problema é de natureza combinatória e, após estudos realizados previamente pelo proponente, identificou-se a necessidade de propor técnicas multiobjetivo para ele dado o trade-off existente entre minimizar custos (abordagem econômica, frequentemente aplicada) e minimizar emissões de gases do efeito estufa (abordagem ambiental, necessária atualmente em grandes cidades, como a do Rio de Janeiro).
As técnicas de otimização propostas neste projeto serão desenvolvidas com o apoio de alunos de iniciação científica, de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ. Sendo assim, este projeto contribui para a formação de recursos humanos altamente especializados e dá sequência aos resultados obtidos a partir da Bolsa de Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, concedida ao proponente no último triênio.

Resultado: ainda não disponível

O impacto na adição do biodiesel no combustível para transporte e sua relação entre dióxido de carbono (CO2), material particulado (MP) e consumo energético tem apresentado lacunas na busca por pesquisas que utilizam uma abordagem diferenciada para que todas as cidades possam mensurar as emissões que prejudica o meio ambiente, sem a necessidade de mensurar a frota circulante.

O elevado custo de pesquisa para as cidades não permitem que muitas calculem esses dados, a fim de desenvolver e analisar a série histórica e o impacto de políticas de mitigação de emissões. Dessa forma, a metodologia deste estudo apresenta um processo para estimar as emissões divididas em quatro etapas como: venda de diesel, fluxo de veículos que entram e saem da cidade, distância viajada e cálculos das emissões de CO, MP e consumo energético. Pesquisas anteriores apontam que políticas de aumento do consumo de biodiesel, apenas atenua as emissões de CO, MP, pois pneus, freios e pista possuem partículas que podem contribuir para o aumento de mortes por doenças respiratórias.

Este estudo busca desenvolver uma metodologia de baixo custo, para que as cidades de médio a grande porte possam mensurar e avaliar as emissões de CO2, MP e consumo energético, de forma a desenvolver políticas de boas práticas e mitigar os danos ao meio ambiente.

Resultado: RELATÓRIO PARCIAL DO PROJETO

Topo