Notícias


08 07 Optigs Tese de Doutorado orientada NoticiaTemos o prazer de anunciar os ganhadores do PRÊMIO NACIONAL CÁTEDRA ABERTIS EM MOBILIDADE SUSTENTÁVEL com a melhor tese de doutorado ou dissertação de mestrado defendida no ano de 2023, apresentadas em Programas de Pós-graduação de Universidades Brasileiras. Neste ano, para seleção e indicação para a premiação, o Juri formado por docentes universitários e por engenheiros da ARTERIS indicou uma tese ganhadora na Categoria Doutorado, e duas dissertações de mestrado (por empate):

Prêmio Doutorado de 5.000 Euros

Dra. Verônica Ghisolfi com a tese intitulada "A SYSTEM DYNAMICS-BASED ANALYSIS ON THE TIME RESPONSE OF FREIGHT TRANSPORT SYSTEM TO DECARBONIZATION MEASURES", orientada pelo Prof. Dr. Glaydston Mattos Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e pela Profa. Dra. Gisele de Lorena Diniz Chaves do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina . Receberá o prêmio CÁTEDRA ABERTIS – DOUTORADO em Mobilidade Sustentável de 2024, com a tese defendida em 2023, com o prêmio em dinheiro de 5.000 Euros (valor bruto, antes dos recolhimentos obrigatórios de impostos).

Prêmio Mestrado (1.000 Euros para cada ganhador)

Lucas Sassaki Vieira da Silva com a dissertação intitulada "INFLUENCE OF MOISTURE DAMAGE ON FATIGUE CRACKING OF ASPHALT BINDERS, AGGREGATE-BINDER INTERFACE, AND MIXTURES", orientado pelo Prof. Dr. Jorge Barbosa Soares do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará. Receberá o prêmio CÁTEDRA ABERTIS – MESTRADO em Mobilidade Sustentável de 2024, com a dissertação defendida em 2023, com o prêmio em dinheiro de 1.000 Euros (valor bruto, antes dos recolhimentos obrigatórios de impostos).

Fernanda Souza Martins com a dissertação intitulada "METHODOLOGICAL PROCEDURE FOR SITING REST AREAS ON HIGHWAYS (thesis in Portuguese)", orientada pelo Prof. Dr. Ricardo Villarroel Dávalos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina. Receberá o prêmio CÁTEDRA ABERTIS – MESTRADO em Mobilidade Sustentável de 2024, com a dissertação defendida em 2023, com o prêmio em dinheiro de 1.000 Euros (valor bruto, antes dos recolhimentos obrigatórios de impostos).

Parabenizamos os ganhadores e seus orientadores pela excelência dos trabalhos apresentados, sendo que os trabalhos ganhadores estão sendo submetidos aos Prêmios Internacionais da Cátedra Fundação Abertis de 2024, com divulgação de ganhadores em outubro de 2024.

Os prêmios nacionais serão entregues neste ano em São Paulo, em setembro de 2024, em data e local a serem divulgados, em evento promovido pela USP e ARTERIS SA, grupo de concessionárias de rodovias, cujo GRUPO ABERTIS é sócio. Os ganhadores serão contactados para a organização de sua participação, bem como serão convidados seus orientadores brasileiros para estarem presentes no evento. Os ganhadores serão também contactados em agosto de 2024 para o recebimento em dinheiro do PRÊMIO CATEDRA ABERTIS 2024, conforme consta no Edital do Prêmio Cátedra Abertis – Brasil amplamente divulgado.

Cumprimentamos todos os 28 candidatos que submeteram suas Dissertações e Teses para concorrerem aos Prêmios da Cátedra Abertis em Mobilidade Sustentável neste ano, e cumprimentamos todos os orientadores pelo excelente trabalho na busca dos temas e de orientação para formação dos importantes profissionais e pesquisadores em Mobilidade e todas as áreas relacionadas a Transportes.

01 07 Optigs Coordenador do OPTGIS Noticia 2Professor Glaydston Mattos Ribeiro, coordenador do laboratório OPTGIS participa de uma entrevista na TV câmara que fala sobre o tema mobilidade urbana na região metropolitana do RJ.
confira a participação completa AQUI

20 05 Optgis Estudo sobre transporte NoticiaO Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ realizou um workshop nesta quarta-feira, 15 de maio de 2024, apresentando um estudo com diversos pontos cruciais relacionados ao transporte no Brasil.

O evento apresentou dez pontos essenciais para uma mobilidade urbana eficiente, e contou com a presença de especialistas em mobilidade urbana, representantes de prefeituras e do Governo do Estado, além do secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno. Coordenado pelo Professor Glaydston Mattos Ribeiro, do PET/Coppe, o projeto de mapeamento da nova mobilidade urbana foi dividido em três etapas. A primeira envolveu uma pesquisa de campo com 4.300 entrevistados para identificar os padrões de deslocamento da população. Na sequência, houve um debate com as empresas operadoras do sistema de transporte público. Na última fase, os pesquisadores da Coppe consultaram iniciativas e trabalhos técnicos de outros países para reunir as melhores ideias para aprimorar o transporte coletivo. Os pesquisadoresaumento na procura do carro de aplicativo, e que isso pode impactar o trânsito. 

Também foram levantadas questões relacionadas às condições do transporte público atualmente no país e possíveis estratégias para melhorar a qualidade.

Fonte(s):
Diário do Transporte"Coppe destaca pontos para melhorar a mobilidade urbana e o transporte coletivo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em workshop "
O Globo"Autoridade metropolitana é necessária para tornar transporte público mais atrativo no Rio, aponta estudo"
Band"Estudo revela impacto da pandemia no padrão de deslocamento: Levantamento deixou clara a necessidade de um transporte mais qualificado, que seja mais eficiente"
Info4"COPPE realiza Workshop para apresentar à autoridades da região metropolitana pesquisas que visam o futuro do nosso transporte"

 

05 06 OPTGIS participe noticiaMitsubishi Motors especialistas se reunirão para discutir os desafios enfrentados na busca pela eficiência na logística.

Nesta edição, vamos explorar testes e resultados, com foco tanto em inbound quanto outbound, além de abordar a importância da sustentabilidade na logística, assim como os avanços em digitalização e conectividade.  Não perca a oportunidade de participar deste debate crucial para o futuro da logística.Evento gratuito e ao vivo pelo canal SAE BRASIL no Youtube na segunda-feira do dia 17 de junho das 19h às 20h. Clique aqui para o link da transmissão

10 05 OPTGIS Workshop noticiaÉ amanhã, 15 de maio, das 9h às 13h!

Conheça os participantes:
Prof. Glaydston Ribeiro, Coordenador do Laboratório e Cíntia Machado, Pesquisadora do OPTGIS e professora da CEFET.

Link de inscrição AQUI

Saiba MAIS

Topo