17 05 OPTGIS Pesquisadores do OPTGIS Noticia1No dia 15 de maio, das 9h às 13h, a Associação Comercial do Rio de Janeiro sediou um workshop que analisou o impacto da pandemia no padrão de deslocamento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento ocorreu no auditório Ruy Barreto, localizado no 12º andar do prédio na Rua da Candelária, 9.

A programação começou às 9h com um welcome coffee, que serviu como um momento de integração entre os participantes. Em seguida, às 9h30, a Dra. Cintia Machado de Oliveira, professora do IME e do CEFET/RJ e pesquisadora do OPTGIS/COPPE/UFRJ, apresentou uma pesquisa de campo intitulada “A visão do usuário do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, pré e pós pandemia”

Logo depois, Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Semove, discutiu o “Cenário do Transporte Público na RMRJ” até às 10h30. A partir desse ponto, o Secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo trouxe insights sobre “O Transporte Público na Grande Vitória”.

O ponto alto do workshop foi uma mesa redonda, das 11h10 às 12h30, com o tema “Será que mudamos? Um panorama do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro - a visão do poder público.” Participaram deste debate: Maína Celidônio, secretária de Transportes do Rio de Janeiro; Renato Barandier, secretário Municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói; Leonardo Bastos Callijão, secretário Municipal de Transportes de Nova Iguaçu; Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo; e Leonardo Matias, presidente do DETRO/RJ. A mesa foi moderada pelo Dr. Glaydston Mattos Ribeiro, professor do Programa de Engenharia de Transportes/COPPE/UFRJ e diretor executivo da Fundação COPPETEC.

O workshop proporcionou um espaço vital para a discussão e reflexão sobre as mudanças no transporte público causadas pela pandemia, reunindo especialistas e autoridades em um debate enriquecedor.

Apresentações disponíveis aqui:

pdf icon 2 A visão do usuário do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, pré e pós pandemia

pdf icon 2 Transporte Público na Grande Vitória: O Sistema Transcol



Fontes: 
Band
Diário do transporte
A seguir niterói
O GLOBO
INFO4

RDT 2023 logoO 20º Rio de Transportes acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro de 2023 em versão híbrida, com a opção dos participantes congressistas participarem presencial ou remotamente. O evento tem como objetivo reunir técnicos, pesquisadores, profissionais da área, gestores públicos e empresas privadas para discutir pesquisa e desenvolvimento da área de transportes.

O 20º RDT abordará discussões de temas de importância para a atividade de Transportes de todo o território nacional, através de seminários, mesas redondas e palestras que oferecem a oportunidade de discutir assuntos que afetam os diversos setores de transportes, assim como para a apresentação de estudos de caso, equipamentos e tecnologias disponíveis no mercado.

Mais informações AQUI

RDT 2020 logoO XVII Rio de Transportes aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro de 2020 em versão totalmente virtual, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.

O evento teve como objetivo reunir técnicos, pesquisadores, profissionais da área, gestores públicos e empresas privadas para discutir pesquisa e desenvolvimento da área de transporte no Estado do Rio de Janeiro.

Mais informações AQUI

RDT 2022 logoO 19º Rio de Transportes aconteceu nos dias 7 e 8 de dezembro de 2022 em versão híbrida, com a opção dos participantes congressistas participarem presencial ou remotamente. O evento tem como objetivo reunir técnicos, pesquisadores, profissionais da área, gestores públicos e empresas privadas para discutir pesquisa e desenvolvimento da área de transporte internacional.

O 19º RDT abordará discussões de temas de importância para a atividade de Transportes de todo o território nacional, através de seminários, mesas redondas e palestras que oferecem a oportunidade de discutir assuntos que afetam os diversos setores de transportes, assim como para a apresentação de estudos de caso, equipamentos e tecnologias disponíveis no mercado.

Mais informações AQUI

RDT 2021 logoXVIII Rio de Transportes aconteceu nos dias 8 e 9 de dezembro de 2021 em versão totalmente virtual, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. O evento tem como objetivo reunir técnicos, pesquisadores, profissionais da área, gestores públicos e empresas privadas para discutir pesquisa e desenvolvimento da área de transporte no Estado do Rio de Janeiro.

O XVIII RDT abordou discussões de temas de importância para a atividade de Transportes de todo o território nacional, através de seminários, mesas redondas e palestras que oferecem a oportunidade de discutir assuntos que afetam os diversos setores de transportes, assim como para a apresentação de estudos de caso, equipamentos e tecnologias disponíveis no mercado.

Mais informações AQUI

Topo