Temos o prazer de anunciar os ganhadores do PRÊMIO NACIONAL CÁTEDRA ABERTIS EM MOBILIDADE SUSTENTÁVEL com a melhor tese de doutorado ou dissertação de mestrado defendida no ano de 2023, apresentadas em Programas de Pós-graduação de Universidades Brasileiras. Neste ano, para seleção e indicação para a premiação, o Juri formado por docentes universitários e por engenheiros da ARTERIS indicou uma tese ganhadora na Categoria Doutorado, e duas dissertações de mestrado (por empate):
Prêmio Doutorado de 5.000 Euros
Dra. Verônica Ghisolfi com a tese intitulada "A SYSTEM DYNAMICS-BASED ANALYSIS ON THE TIME RESPONSE OF FREIGHT TRANSPORT SYSTEM TO DECARBONIZATION MEASURES", orientada pelo Prof. Dr. Glaydston Mattos Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e pela Profa. Dra. Gisele de Lorena Diniz Chaves do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina . Receberá o prêmio CÁTEDRA ABERTIS – DOUTORADO em Mobilidade Sustentável de 2024, com a tese defendida em 2023, com o prêmio em dinheiro de 5.000 Euros (valor bruto, antes dos recolhimentos obrigatórios de impostos).
Prêmio Mestrado (1.000 Euros para cada ganhador)
Lucas Sassaki Vieira da Silva com a dissertação intitulada "INFLUENCE OF MOISTURE DAMAGE ON FATIGUE CRACKING OF ASPHALT BINDERS, AGGREGATE-BINDER INTERFACE, AND MIXTURES", orientado pelo Prof. Dr. Jorge Barbosa Soares do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará. Receberá o prêmio CÁTEDRA ABERTIS – MESTRADO em Mobilidade Sustentável de 2024, com a dissertação defendida em 2023, com o prêmio em dinheiro de 1.000 Euros (valor bruto, antes dos recolhimentos obrigatórios de impostos).
Fernanda Souza Martins com a dissertação intitulada "METHODOLOGICAL PROCEDURE FOR SITING REST AREAS ON HIGHWAYS (thesis in Portuguese)", orientada pelo Prof. Dr. Ricardo Villarroel Dávalos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina. Receberá o prêmio CÁTEDRA ABERTIS – MESTRADO em Mobilidade Sustentável de 2024, com a dissertação defendida em 2023, com o prêmio em dinheiro de 1.000 Euros (valor bruto, antes dos recolhimentos obrigatórios de impostos).
Parabenizamos os ganhadores e seus orientadores pela excelência dos trabalhos apresentados, sendo que os trabalhos ganhadores estão sendo submetidos aos Prêmios Internacionais da Cátedra Fundação Abertis de 2024, com divulgação de ganhadores em outubro de 2024.
Os prêmios nacionais serão entregues neste ano em São Paulo, em setembro de 2024, em data e local a serem divulgados, em evento promovido pela USP e ARTERIS SA, grupo de concessionárias de rodovias, cujo GRUPO ABERTIS é sócio. Os ganhadores serão contactados para a organização de sua participação, bem como serão convidados seus orientadores brasileiros para estarem presentes no evento. Os ganhadores serão também contactados em agosto de 2024 para o recebimento em dinheiro do PRÊMIO CATEDRA ABERTIS 2024, conforme consta no Edital do Prêmio Cátedra Abertis – Brasil amplamente divulgado.
Cumprimentamos todos os 28 candidatos que submeteram suas Dissertações e Teses para concorrerem aos Prêmios da Cátedra Abertis em Mobilidade Sustentável neste ano, e cumprimentamos todos os orientadores pelo excelente trabalho na busca dos temas e de orientação para formação dos importantes profissionais e pesquisadores em Mobilidade e todas as áreas relacionadas a Transportes.