As metas globais pela redução do número de mortes e lesões graves no trânsito e aumento da segurança viária tem sido temas amplamente discutidos no mundo inteiro na última década devido aos impactos sociais, econômicos e ambientais associados a eles. A mudança do termo “acidente” para “sinistro de trânsito” demonstra uma mudança de visão sobre a natureza dessas ocorrências, que podem ser evitadas a partir de uma série de ações integradas entre governo e sociedade.
É sabido que a prática de altas velocidades tem influência direta no acontecimento e na severidade dos sinistros de trânsito, porém o desrespeito aos limites regulamentados nas vias põe em risco não só a segurança dos motoristas, mas também de pedestres e ciclistas. Portanto, buscar medidas de fiscalização
que desincentivem o excesso de velocidade é uma das chaves para a promoção da segurança viária.
Diante desse cenário, esse estudo buscará localizar, de maneira inteligente, os equipamentos de fiscalização eletrônica, de forma a maximizar a interceptação de veículos para coibir infrações e otimizar recursos públicos.
Será utilizado como estudo de caso a cidade do Rio de Janeiro, segunda maior metrópole do Brasil, que diariamente sofre com congestionamentos e graves sinistros de trânsito. Para isso, conta-se com a parceria da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) que disponibilizará, além de dados, suporte t´técnico a este projeto.
Com os resultados da pesquisa pretende-se tornar a cidade mais segura e mais sustentável, além de conscientizar a população da importância da fiscalização para a segurança viária.
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