Notícias


20 05 Optgis Estudo sobre transporte NoticiaO Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ realizou um workshop nesta quarta-feira, 15 de maio de 2024, apresentando um estudo com diversos pontos cruciais relacionados ao transporte no Brasil.

O evento apresentou dez pontos essenciais para uma mobilidade urbana eficiente, e contou com a presença de especialistas em mobilidade urbana, representantes de prefeituras e do Governo do Estado, além do secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno. Coordenado pelo Professor Glaydston Mattos Ribeiro, do PET/Coppe, o projeto de mapeamento da nova mobilidade urbana foi dividido em três etapas. A primeira envolveu uma pesquisa de campo com 4.300 entrevistados para identificar os padrões de deslocamento da população. Na sequência, houve um debate com as empresas operadoras do sistema de transporte público. Na última fase, os pesquisadores da Coppe consultaram iniciativas e trabalhos técnicos de outros países para reunir as melhores ideias para aprimorar o transporte coletivo. Os pesquisadoresaumento na procura do carro de aplicativo, e que isso pode impactar o trânsito. 

Também foram levantadas questões relacionadas às condições do transporte público atualmente no país e possíveis estratégias para melhorar a qualidade.

Fonte(s):
Diário do Transporte"Coppe destaca pontos para melhorar a mobilidade urbana e o transporte coletivo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em workshop "
O Globo"Autoridade metropolitana é necessária para tornar transporte público mais atrativo no Rio, aponta estudo"
Band"Estudo revela impacto da pandemia no padrão de deslocamento: Levantamento deixou clara a necessidade de um transporte mais qualificado, que seja mais eficiente"
Info4"COPPE realiza Workshop para apresentar à autoridades da região metropolitana pesquisas que visam o futuro do nosso transporte"

 

Topo